Blog Dra Maira Merlotto Tudo Sobre Transplante Capilar e Dermatologia

· 4 min read
Blog Dra  Maira Merlotto Tudo Sobre Transplante Capilar e Dermatologia

O risco de experimentar esses efeitos menores é bastante baixo e, mesmo que apareçam, levará apenas algumas semanas para se livrar deles. Os cabelos recém-transplantados crescerão da mesma maneira que os cabelos originais de um paciente em cerca de 3 a 6 meses após a operação. Levará cerca de 12 a 18 meses para o cabelo transplantado atingir a densidade desejada com perspectivas volumosas. O procedimento é minimamente invasivo e sem cicatriz, dando maior liberdade aos pacientes na escolha do corte de cabelo. Por isso, clínicas que possuem centro cirúrgicos equipados da forma correta e que acompanham o procedimento de forma cuidadosa do início ao fim possuem custos mais elevados. Ao pesar na balança, os benefícios e resultados de uma parte tão importante do corpo e da vida, o paciente com certeza terá mais satisfação e entende que o custo benefício nessas horas está associado a um impacto muito maior.

Implante ou transplante capilar feminino é uma opção para mulheres calvas que ainda têm fios volumosos e elásticos atrás da cabeça. Por conta de a calvície feminina ser muito mais difusa, ou seja, se manifestar em diversas partes da cabeça e não somente na parte frontal e ainda superior, o transplante capilar feminino precisa ser bem avaliado por um especialista. O transplante capilar surgiu no Japão, na década de 1930, graças ao trabalho do médico dermatologista Shoji Okuda. Motivado por ajudar os feridos na Guerra, ele desenvolveu um método que envolvia a utilização de pequenos enxertos de couro cabeludo nas áreas que sofreram queimaduras. Anos depois, na década de 1990, o procedimento evoluiu graças à descoberta da unidade folicular. Os médicos perceberam que o implante de unidades foliculares garantia um resultado mais natural e com menos danos à área de onde foram retirados.

Mulheres Sentem Dificuldades Em Construir Carreira Na Tecnologia, Mostra Pesquisa


Os hormônios femininos protegem as mulheres da calvície, e é pela presença destes hormônios que a apresentação clínica das mulheres é tão diferente da dos homens. Dentre um dos principais procedimentos que o cirurgião capilar realiza pode se destacar a restauração capilar, método que isoladamente é uma das melhores decisões para a recuperação estética do cabelo. Na maioria dos casos, a linha do cabelo dos homens é mais alta do que a das mulheres. Os barramentos geralmente seguem a forma de “M”, enquanto os barramentos femininos geralmente seguem a forma ovalada. Ele é removido do couro durante a cirurgia e, em seguida, fios são implantados nos folículos capilares (onde cada oocisto nasce) na área calva. As mais comuns hoje em dia são FUT (transplante de unidades  ver a página ) e FUE (extração de unidades foliculares).

  • Em alguns casos, o trauma local é tão grande que os folículos capilares da região perdem a capacidade de produzir fios.
  • É uma rarefação capilar difusa iniciando na linha média de repartição dos fios.
  • Porém, com o surgimento da técnica FUE, surgiu a dúvida sobre sua realização nas mulheres, já que normalmente os cabelos são raspados para a realização da cirurgia.
  • Trata-se da remoção das unidades foliculares individualmente, o que resulta em um pós-operatório mais tranquilo, e transplante para região calva.
  • Nós preparamos a área doadora um dia antes, contando apenas os fios que serão removidos na cirurgia, quando vamos extrair os folículos e transplantar para a área mais rarefeita.


Eu pensava que elas prefeririam a técnica FUT, para não ter que raspar a cabeça, mas estamos fazendo com mais frequência a técnica FUE, raspando a cabeça em uma área mais limitada da área doadora. Felizmente o cabelo cobre muito bem a área raspada”, conta Dr. Henrique Radwanski, presidente da Associação Brasileira de Restauração Capilar (ABCRC). Como em todos os casos de calvície, quanto mais  precoce for o início do tratamento, melhores serão os resultados. Os exames pré-operatórios são bem tranquilos e no início a paciente precisa evitar o contato com mar, piscina, sauna e exposições do tipo, por conta da sensibilidade da região do transplante de cabelo feminino. As cirurgias de transplante capilar podem variar de acordo com o volume dos fios e o tamanho da área a ser restaurada, as cirurgias costumam durar 7 horas em média.

Alopecia De Padrão Feminino (calvície Feminina)


Entretanto,  quando além da perda de cabelo, são observados sintomas como acne grave, crescimento anormal de pelos ou ciclo menstrual irregular, é preciso procurar um médico para fazer um diagnóstico mais preciso. A FUE é muito indicada para pessoas com níveis diferentes de calvície, seja em pequenas ou grandes regiões. Também pode ser utilizada para preencher outras áreas do corpo, como a barba e falhas na sobrancelha, além de ser uma alternativa para devolver os pelos em locais  que foram acometidas de queimaduras ou cicatrizes acidentais. Ela usa fios do próprio paciente, assim não há risco de rejeição ou realização de manutenção. O transplante de fios somente pode ser realizado do indivíduo para o próprio indivíduo.

Como é feito o implante de cabelo feminino?

Implante ou transplante capilar feminino é uma opção para mulheres calvas que ainda têm fios volumosos e elásticos atrás da cabeça. O cabelo da própria paciente serve de doador. É retirado do couro na hora da cirurgia e implantado, fio por fio, nos folículos (onde nasce cada um deles) da área careca.


Como é feito o implante de cabelo feminino?

Implante ou transplante capilar feminino é uma opção para mulheres calvas que ainda têm fios volumosos e elásticos atrás da cabeça. O cabelo da própria paciente serve de doador. É retirado do couro na hora da cirurgia e implantado, fio por fio, nos folículos (onde nasce cada um deles) da área careca.